CrossfitBH
Menu
×

GUIA COMPLETO SOBRE O CROSSFIT GAMES


Uma competição que tem uma missão: determinar “the fittest on Earth”(o ser humano mais condicionado do planeta). O CrossFit Games se trata de uma competição onde os limites físicos dos atletas são postos à prova. Onde os competidores devem estar preparados para tudo.

A disputa desses jogos iniciou-se em 2007, em Aromas, Califórnia. No ano de 2010 mudou-se para Carlson (arredores de Los Angeles) onde até hoje o é disputado anualmente durante o verão.

Para que seja determinado quem é “o ser humano mais condicionado do mundo”, o evento busca testar os atletas de todas as regiões. Iniciando suas seletivas em WOD’s abertos para o mundo todo.

Os competidores são divididos nas seguintes categorias: individual (masculino/feminino), adolescentes (masculino/feminino), masters (masculino/feminino) e equipes.

Para chegar à grande disputa final, onde será disputada a fase que determinará os grandes campeões, os participantes têm de superar outras etapas prévias, o que faz com que o CrossFit Games seja divido em fases.

Primeira Fase: The Open

games2

Nesta fase, qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, atleta profissional ou um simples amador, tem a oportunidade de se classificar para o CrossFit Games.

Os participantes desta fase, durante cinco semanas, irão realizar cinco workouts (que são disponibilizados todas as quintas-feiras no site oficial do evento). Os workouts devem ser realizados até o final da tarde da segunda-feira da semana seguinte.

O competidor deve se registrar e realizar as tarefas sempre acompanhado de um arbitro com certificado do Crossfit Games. Deve postar o seu resultado no site do evento e a organização seleciona os 30 primeiros colocados de cada região para enviar um vídeo para conferência do resultado. Em 2016, mais de 324.000 atletas, de idades de 14 a 83 anos, postaram seus resultados para participar da seleção.

A organização dos jogos divide o globo em 17 regiões e somente os melhores de cada uma das 17 irá se classificar para a próximo estágio dos jogos.

Como a própria organização do evento diz, esta fase inicial não se trata apenas de uma tentativa de classificar-se para disputar o grande título, mas se trata também de uma grande celebração do fitness no mundo inteiro durante cinco semanas, onde todas as pessoas podem se conectar e viver a experiência de enfrentar os mesmos desafios. Ao mesmo tempo em que os competidores podem ver o quanto evoluíram ou precisam evoluir na prática do esporte.

Segunda Fase: Regionals

games4

Para que estejam aptos a disputa desta fase, os competidores devem ter sido aprovados na fase anterior, tendo provado, depois de cinco semanas de workouts, que são os atletas mais condicionados de suas respectivas regiões. O número de atletas que podem ser qualificados em cada região varia de entre 10 e 30.

Nas regionais, os atletas competem frente a frente durante três dias. Os 5 melhores atletas de cada região avançam para a próxima e última etapa.

Terceira Fase: The Games

games5

Após passar por toda a grande peneira que foi feita nas fases anteriores, os atletas agora se encontram no clímax dos jogos.
Agora é que os jogos realmente acontecem.

Ao chegar nesta fase, os competidores não têm noção da maioria das provas que irão disputar. As provas são anunciadas apenas momentos antes que a competição se inicie, o que contribui para um clima de expectativa e aflição tanto para os atletas quanto para os espectadores e fãs.

As provas são duríssimas, exigindo dos atletas um esforço extremo. Corrida de 100 metros levantando e abaixando um peso de 250kg, subida de cordas sem ajuda das pernas, corridas com sacos de areia, natação no mar, abdominais até o esgotamento, esses são alguns exemplos de desafios que os competidores já tiveram que enfrentar em edições anteriores.
É uma competição duríssima, afinal, o que se busca é o auge da performance física de um ser humano.

Além do título de ser humano condicionado do planeta, os competidores também recebem premiações em dinheiro. Em 2016, O CrossFit Games distribuiu em prêmios um total de 2,2 milhões de dólares.

O CrossFit Games teve um crescimento vertiginoso nos últimos anos, especialmente após a Reebok ter tomado a frente do evento, como organizadora e patrocinadora oficial, motivo pelo qual hoje o evento é chamado de Reebok CrossFit Games. A mídia também passou a dar uma cobertura muito maior à competição.

Hoje a ESPN é emissora que faz a transmissão oficial da disputa, o que vem fazendo o esporte vir alcançando uma popularidade sem precedentes, sendo hoje, de acordo com a Revista Forbes, um dos esportes que mais crescem na América. O crescimento também é visto de maneira similar no restante do mundo, com cerca de 12.000 academias de CrossFit ao redor do mundo.