Ver WhatsApp
  +55 31 97350-5686

WOD seg, 20-02-2017

  • Fitness
  • 3 séries por tempo
  • 300m de corrida
  • 30 KBS 16/12kg
  • 15 Pull up/Ring row
  • Performance
  • 3 séries por tempo
  • 300m de corrida
  • 30 KBS 24/16kg
  • 15 Pull up

 

  • Competitions
  • 3 séries por tempo
  • 300m de corrida
  • 30 KBS 32/24kg
  • 15 C2B

Competitions

Treino da semana

Como tratar calos nas mãos

seg, 20-02-2017

Os calos são uma resposta fisiológica ao excesso de atrito em uma determinada região. A epiderme se encarrega de ficar mais espessa para proteger a área afetada, por isso os calos nas mãos sempre fizeram parte da vida dos atletas e praticantes de determinados esportes.

Isso ocorre tanto em esportes como o Judô e JiuJitsu, em que a pegada no kimono do adversário provoca um atrito intenso gerando os calos, quanto no Crossfit ou na Musculação, nos quais as repetições feitas geram um atrito com a barra que levam ao aparecimento dos calos.

Se você tem interesse em impedir o aparecimento de calos, alguns produtos já existem no mercado para evitá-los, como: adesivos, faixas e luvas. Normalmente, essas opções fazem o papel de “segunda pele” para as mãos e absorvem quase todo o atrito das barras e halteres. No entanto, antes de escolher alguma delas, converse com seu coach e procure, junto a ele, a melhor solução para suas especificidades.

calos1

Adesivos

Os adesivos funcionam como uma película protetora na região. A vantagem é que eles oferecem uma cobertura fina, deixam as mãos livres, com maior mobilidade e ainda trazem um custo-benefício bem atrativo. Uma solução prática e eficiente, os adesivos são descartáveis e fazem pouco volume na bolsa.

calos2

Faixas

Para quem se não se adapta aos adesivos, há ainda a opção de usar faixas nas mãos. Elas são vendidas em caixas com várias peças e podem ser escolhidas conforme o tamanho desejado, cortadas com a tesoura. São usadas em tiras para cobrir a região das mãos, sendo também descartáveis e práticas.

calos3

Luvas

As luvas de musculação também podem ajudar muito com esse problema. Elas cobrem a região da palma e do dorso da mão, deixando os dedos livres. São achadas em lojas especializadas e devem ser usadas sempre que forem realizados exercícios que coloquem a palma da mão em contato com algum aparelho, barra ou halter.

Não devem ser utilizadas muito apertadas, para não interferirem na circulação sanguínea. Se possível for, devem ter acolchoamento.

Um ponto contra as luvas é que elas atrapalham o contato da sua mão com a barra, assim a maioria esmagadora de praticantes de Crossfit não escolhem por essa opção.

calos4

O que fazer após o calo aparecer?

Muitos esportistas optam por tratar os calos para que eles não “abram”, pois, com o calo, o atrito na mão é disforme, gerando grande pressão em alguns pontos e ocasionando feridas. Já sem os calos, o atrito tende a ficar mais uniforme, assim a probabilidade de ocorrer uma ferida é menor.

Vamos trazer agora algumas dicas para remover os calos por completo de maneiras simples, práticas e caseiras:

Esfoliação com pedra-pomes

Geralmente utilizada para esfoliação dos pés, a pedra-pomes pode também ser usada nas mãos, desde que não seja aplicada com a mesma força, afinal estamos falando de uma região muito mais delicada.

O ideal é sempre aplicar a técnica após o banho, quando a pele está mais “molinha”. Assim que sair do chuveiro, deslize, delicadamente, de forma giratória, a pedra nos calos, cuidando para não machucar as outras áreas.

Umas 3 ou 4 sessões devem bastar para remover completamente o incômodo. Sempre que encerrar o processo, lave e enxágue as mãos com sabão e água e, se possível, utilize um creme hidratante para deixar o resultado ainda melhor.

Esfoliação natural (mel + açúcar)

Se você se arrepia com a ideia de lixar um calo, dá para utilizar um método bem menos agressivo, que consiste basicamente em um creme caseiro. Anote aí:

– 2 colheres de sopa de mel natural (ou 30 ml de óleo de amêndoa doce)
– 1 colher de sopa de açúcar cristal (ou fubá)
Preparo
– Prepare a mistura com os ingredientes citados acima e aplique nas duas mãos. Esfregue com movimentos circulares durante 2 ou 3 minutos e depois enxague.

O processo ajudará a renovar a pele morta, e diminuirá bastante a aparência dos indesejados calos. Repita o processo de duas a três vezes por semana.

calos5

CFBH 01

31 3222 - 5862

Rua da Bahia, 1605
Lourdes

CFBH 02

31 3293 - 7704

Praça Arcangelo Maleta,
12, São Bento

CFBH 03

31 2511 - 1136

Avenida Bandeirantes,
1776, Mangabeiras

Agendar aula experimental

Confira os horários das turmas por turno e também as faixas para planos de mensalidades econômicas. Organize a sua agenda e venha treinar!





#CrossfitBH